terça-feira, 26 de julho de 2016

26 DE JULHO DIA DE SÃO JOAQUIM E SANT’ANA

A Igreja celebra hoje dia 26 de julho a memória dos pais de Nossa Senhora e avós de Jesus: São Joaquim e Santa Ana ou Sant’Ana. Em hebraico, Ana significa “graça” e Joaquim equivale a “Javé prepara ou fortalece”.
As informações que temos a respeito da vida dos avós de Jesus provém de um texto não canônico, o Protoevangelho de São Tiago, onde narra a vida destes que foram os primeiros educadores da Virgem Santíssima.
 Sant’Ana teria nascido em Belém. São Joaquim na Galileia. Este era descendente direto de Davi.
Tanto São Joaquim como  Sant’Ana eram estéreis. Mas, apesar de enfrentarem esta dificuldade, viviam uma vida de fé e de temor a Deus. O Senhor então os abençoou com o nascimento da Virgem Maria que em hebraico significa Senhora, Soberana. Segundo uma antiga tradição, o nascimento de Nossa Senhora teria ocorrido quando seus pais já eram de idade avançada.
Conta-se que São Joaquim teria sido censurado pelo sacerdote Rúben por não ter filhos. Confiando no poder divino, São Joaquim retirou-se ao deserto para orar e meditar. Então um anjo do Senhor lhe apareceu, dizendo que Deus havia ouvido suas preces. Algum tempo depois Sant’Ana ficou grávida de Maria, aquela que viria ser Mãe do Filho de Deus.
A data do nascimento e morte de ambos os pais de Maria é desconhecida, mas sabemos de sua fundamental importância no Projeto de Salvação. Estes vivem no coração da Igreja e nesta são cultuados desde o século VI.
São Joaquim e Sant’Ana, rogai por nós!



Fontes:
http://www.arautos.org/especial/28184/Sao-Joaquim-e-Santa-Ana.html
http://santo.cancaonova.com/santo/sao-joaquim-e-santana-pais-de-nossa-senhora/
https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Joaquim

Nenhum comentário:

Postar um comentário