terça-feira, 28 de fevereiro de 2017
domingo, 26 de fevereiro de 2017
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
Festa da Cátedra de São Pedro
Cristo
escolheu São Pedro para ser o primeiro Papa da Igreja e o capacitou pelo
Espírito Santo
É com alegria que hoje nós queremos conhecer um pouco
mais a riqueza do significado da cátedra, do assento, da cadeira de São Pedro
que se encontra na Itália, no Vaticano, na Basílica de São Pedro. Embora a Sé
Episcopal seja na Basílica de São João de Latrão, a catedral de todas as
catedrais, a cátedra com toda a sua riqueza, todo seu simbolismo se encontra na
Basílica de São Pedro.
Fundamenta-se na Sagrada Escritura a autoridade do nosso
Papa: encontramos no Evangelho de São Mateus no capítulo 6, essa pergunta que
Jesus fez aos apóstolos e continua a fazer a cada um de nós: “E vós, quem dizei que eu sou?” São Pedro, em nome dos apóstolos, pode
assim afirmar: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então lhe
disse: “Feliz és tu, Simão, filho de
Jonas, porque não foi nem a carne, nem o sangue que te revelou isso, mas meu
Pai que está no céus, e eu te declaro: Tu és Pedro e sobre essa pedra
edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
eu te darei a chave dos céus tudo que será ligado na terra serás ligado no céu
e tudo que desligares na terra, serás desligado nos céus”.
domingo, 19 de fevereiro de 2017
sábado, 18 de fevereiro de 2017
sábado, 11 de fevereiro de 2017
Hoje é dia de Nossa Senhora de Lourdes

Foi no ano de 1858 que a Virgem Santíssima apareceu, nas cercanias de Lourdes, França, na gruta Massabielle, a uma jovem chamada Santa Marie-Bernard Soubirous ou Santa Bernadete. Essa santa deixou por escrito um testemunho que entrou para o ofício das leituras do dia de hoje.
“Certo dia, fui com duas meninas às margens do Rio Gave buscar lenha. Ouvi um barulho, voltei-me para o prado, mas não vi movimento nas árvores. Levantei a cabeça e olhei para a gruta. Vi, então, uma senhora vestida de branco; tinha um vestido alvo com uma faixa azul celeste na cintura e uma rosa de ouro em cada pé, da cor do rosário que trazia com ela. Somente na terceira vez, a Senhora me falou e perguntou-me se eu queria voltar ali durante quinze dias. Durante quinze dias lá voltei e a Senhora apareceu-me todos os dias, com exceção de uma segunda e uma sexta-feira. Repetiu-me, vária vezes, que dissesse aos sacerdotes para construir, ali, uma capela. Ela mandava que fosse à fonte para lavar-me e que rezasse pela conversão dos pecadores. Muitas e muitas vezes perguntei-lhe quem era, mas ela apenas sorria com bondade. Finalmente, com braços e olhos erguidos para o céu, disse-me que era a Imaculada Conceição”.
Maria, a intercessora, modelo da Igreja, imaculada, concebida sem pecado, e, em virtude dos méritos de Cristo Jesus, Nossa Senhora, nessa aparição, pediu o essencial para a nossa felicidade: a conversão para os pecadores. Ela pediu que rezássemos pela conversão deles com oração, conversão, penitência.
Isso aconteceu após 4 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição. Deus quis e Sua Providência Santíssima também demonstrou, dessa forma, a infalibilidade da Igreja. Que chancela do céu essa aparição da Virgem Maria em Lourdes. E os sinais, os milagres que aconteceram e continuam a acontecer naquele local.
Lá, onde as multidões afluem, o clero e vários Papas lá estiveram. Agora, temos a graça de ter o Papa Francisco para nos alertar sobre este chamado.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017
Hoje é dia de Santa Escolástica - Fundadora da Ordem das Beneditinas
Hoje, recordamos o testemunho daquela que foi irmã gêmea de São Bento, pai do monaquismo cristão. Ambos nasceram em 480, em Núrsia, região de Umbria, Itália.
Santa Escolástica começou a seguir Jesus muito cedo. Mulher de oração, ela sempre foi acompanhando o irmão por meio de intercessão. Depois, ao falecer seus pais, ela deu tudo aos pobres. Junto com uma criada, que era amiga de confiança e seguidora também de Cristo, foi ter com São Bento, que saiu da clausura para acolhê-la. Com alguns monges eles dialogaram e ela expressou o desejo de seguir Cristo através das regras beneditinas.
São Bento discerniu pela vocação ao ponto de passar a regra para sua irmã e ela tornou-se a fundadora do ramo feminino: as Beneditinas. Não demorou muito, muitas jovens começaram a seguir Cristo nos passos de São Bento e de Santa Escolástica.
Uma vez por ano, eles se encontravam dentro da propriedade do mosteiro. Certa vez, num último encontro, a santa, com sua intimidade com Deus, teve a revelação de que a sua partida estava próxima. Então, depois do diálogo e da partilha com seu irmão, ela pediu mais tempo para conversar sobre as realidades do céu e a vida dos bem-aventurados. Mas São Bento, que não sabia do que se tratava, por causa da regra disse não. Ela, então, inclinou a cabeça, fez uma oração silenciosa e o tempo, que estava tão bom, tornou-se uma tempestade. Eles ficaram presos no local e tiveram mais tempo.
A reação de São Bento foi de perguntar o que ela havia feito e desejar que Deus a perdoasse por aquilo. Santa Escolástica, na simplicidade e na alegria, disse-lhe: “Eu pedi para conversar, você não aceitou. Então, pedi para o Senhor e Ele me atendeu”.
Passados três dias, São Bento teve a visão de uma pomba que subia aos céus. Era o símbolo da partida de sua irmã. Não demorou muito, ele também faleceu.
Santa Escolástica, rogai por nós!
Fonte: http://santo.cancaonova.com/santo/santa-escolastica-fundadora-da-ordem-das-beneditinas/
sábado, 4 de fevereiro de 2017
quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017
Hoje é dia da Festa da Apresentação do Senhor – 02 de Fevereiro
Hoje, 02 de Fevereiro, a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Menino Jesus no Templo de Jerusalém. Maria e José vão ao templo, como descreve o relato evangélico e ali encontra Simeão, aquele velho que ansiava em encontrar o Menino Jesus.
Esta festa também era chamada antigamente como Purificação de Nossa Senhora, pois, 40 dias depois do parto a mulher deveria ir ao templo passar pela purificação. Contudo, o personagem central dessa festa é Jesus Cristo. Esta festa é chamada também Nossa Senhora da Luz da Candelária em razão das palavras pronunciadas pelo Simeão: "Este menino será a luz para iluminar as nações". Por isso, neste dia, realiza-se uma procissão luminosa com velas bentas, levadas pelos fiéis. Com Maria e José, a Igreja oferece Cristo ao Pai como gesto figurativo de Redenção.
Pe Agnaldo José – Comissão de Comunicação Diocesana
Fonte: http://www.diocesesaojoao.org.br/site/a-festa-da-apresentacao-do-senhor-02-de-fevereiro/
Assinar:
Postagens (Atom)