quarta-feira, 1 de março de 2017

CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2017


A Campanha da Fraternidade (CF) 2017 tem como tema ‘Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida’ e o lema ‘Cultivar e guardar a criação’ (Gn 2.15). Buscando alertar para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, a campanha terá início em todo o país no dia 1º de março. Ampliando e motivando uma tomada de conscientização sobre as ações direcionadas ao meio ambiente, a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) traz a reflexão sobre os biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) na Campanha da Fraternidade desse ano.
Campanha de 2017, sublinha a urgência do despertar de cada pessoa, para uma consciência ambiental e uma conversão pessoal e comunitária.
“O grande desafio da Campanha da Fraternidade 2017, como em todos os anos, é a formação da consciência de modo que as pessoas contemplem o meio ambiente de uma forma mais cristã”, enfatiza o assessor da Campanha da Fraternidade da sub-região pastoral de Aparecida (SP), padre Leandro Alves de Souza.
O sacerdote cita o livro de Génesis que fala da criação do mundo, dando o exemplo do limite colocado por Deus ao proibir o homem de comer o fruto da árvore, explicando que "o ser humano não é capaz de perceber se as suas ações são boas ou ruins, precisando de fato da luz de Deus".
Como base nisso, a Igreja vê a necessidade de refletir cada vez mais a importância do pensamento coletivo, de uma responsabilidade assumida verdadeiramente com respeito ao próximo e à natureza, como princípios de um bom cristão.
“Um outro grande desafio é esse individualismo acentuado que a gente vive. Vimos há alguns anos a crise hídrica enfrentada no estado de São Paulo. E ficou claro que muitas pessoas só tomavam consciência do problema se abrissem a torneira e não caísse um pingo d’água. A gente continuou vendo o desperdício, atitudes totalmente irresponsáveis. Então na verdade o grande desafio nosso é despertar essa consciência coletiva”, expressou padre Leandro.
No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola. 

Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Ulrich Steiner, a proposta é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Para ele, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirma.

Oração do Meio Ambiente

Senhor Deus Pai Todo-Poderoso,
Criador do céu, da Terra e de todos os seres que nela habitam;
Concedei-me forças para preservar a beleza e integridade do meio ambiente;
Dai luz aos olhos daqueles que destroem vossas matas,
Que matam vossos animais,
Que poluem vossas águas, de onde tudo começou;
Perdoai os que se calam e se ensurdecem por conveniência;
Olhai pelos ignorantes e oprimidos, agora e sempre;
Senhor, fazei com que os instrumentos que matam vossos filhos
sejam banidos da face da terra;
Guiai o coração dos fracos, não deixeis que caiam em tentação,
Livrai todos os seres do mal maior, a extinção,
E plantai no coração de cada homem a fé, o amor, a esperança e a paz.
E que acima de tudo prevaleça a vossa vontade.
Amém.



Fonte:http://www.a12.com/noticias/detalhes/campanha-da-fraternidade-2017-ja-conta-com-texto-base-cartaz-e-hino http://www.a12.com/noticias/detalhes/campanha-da-fraternidade-2017-tem-o-desafio-de-despertar-as-pessoas-para-uma-consciencia-coletiva http://www.a12.com/multimidia/detalhes/oracao-do-meio-ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário