sexta-feira, 17 de março de 2017

Vamos nos preparar para esta quaresma? Vamos praticar a confissão


1. O QUE É A CONFISSÃO?
R: Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação. Quem vive do amor misericordioso de Deus, está pronto a responder ao apelo do Senhor: “Vai primeiro reconciliar-te com teu irmão” (Mt 5,24). É no sacramento do perdão que Deus reconhece nossas falhas, nossa limitação, mas reconhece também nossa boa vontade. Jesus disse: “Eu detesto o pecado, mas amo o pecador“.

2. QUEM INSTITUIU O SACRAMENTO DA CONFISSÃO OU PENITÊNCIA?
R: O sacramento da Penitência foi instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, segundo nos ensina o Evangelho de São João: “Depois dessas palavras (Jesus) soprou sobre eles dizendo-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem vocês perdoarem os pecados, ser-lhes-ão perdoados; àqueles a quem os retiverdes, ser-lhes-ão retidos” (Jo 20, 22-23). 

3. A CONFISSÃO É OBRIGATÓRIA?
R: O católico deve confessar-se no mínimo uma vez por ano, ao menos a fim de se preparar para a Páscoa. Mas somos também instruídos a nos confessarmos toda vez que cometemos um pecado mortal (grave). 

4. QUAIS OS FRUTOS DE SE CONFESSAR CONSTANTEMENTE?
R: Toda confissão apaga completamente nossos pecados, até mesmo aqueles que tenhamos esquecido. E nos dá a graça santificante, tornando-nos naquele instante uma pessoa santa. Tranquilidade de consciência, consolo espiritual. Aumenta nossos méritos diante do Criador. Diminui a influência do demônio em nossa vida. Faz criar gosto pelas coisas do alto. Exercita-nos na humildade e nos faz crescer em todas as virtudes. 

5. COMO DEVE SER A CONFISSÃO?
R: Diga o tempo transcorrido desde a última confissão. Acuse (diga) seus pecados com clareza. Fale resumidamente, mas sem omitir o necessário. Devemos confessar os nossos pecados e não os dos outros. Porém, se participamos ou facilitamos de alguma forma o pecado alheio, também cometemos um pecado e devemos confessá-lo (por exemplo, se aconselhamos ou facilitamos alguém a praticar uma mentira, somos tão culpados como quem mentiu). 

6. REQUISITOS PARA FAZER UMA BOA CONFISSÃO:
·         Exame de Consciência: Rezar e pensar nos pecados cometidos.
·         Contrição ou arrependimento: Tristeza dos nossos erros e de nossa falta de amor a Deus.
·         Propósito: Evitar o pecado e servir a Deus com mais amor.
·         Confissão: Acusação clara ao sacerdote e objetiva dos pecados ou falhas cometidas.
·         Oração do ato de contrição: oração que dizemos ao padre durante a confissão, demostrando o nosso arrependimento e propósito de não mais pecar.
·         Penitência: Nos é dada pelo sacerdote para demonstrarmos nosso arrependimento e a firmeza de nosso propósito de não mais pecar e de reparar as falhas cometidas.

7. O QUE É O EXAME DE CONCIÊNCIA?
R:É uma revisão dos nossos pensamentos, palavras e ações que temos consciência que não agradaram a Deus e ou machucara/ magoaram a nós mesmos e ao nosso próximo (esses são pecados). Começamos o exame de consciência indo para um lugar tranquilo e silencioso. Rezamos ao Espírito Santo pedindo a Ele que nos revele os nossos pecados. Revisamos as nossas lembranças à procura dos pecados que comentemos. Se preferirmos podemos anotar em um papelzinho e leva-lo no dia da confissão. Em seguida pedimos perdão a Deus pelos pecados cometidos. Pedimos ao Senhor a graça do arrependimento.

8. ATO DE CONTRIÇÃO:

Meus Jesus, meu bom Jesus, 
que por mim morreste na Cruz,  perdoa os meus pecados.  Já não quero mais pecar. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário